quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

LEGO… dá asas à imaginação!

Tudo começou em 1895 quando o mestre carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen adquiriu uma loja de artigos de madeira em Billund, onde ganhava a vida a Construir casas e mobiliário para os fazendeiros da Região.
Os efeitos da Grande Depressão fizeram-se sentir no modo de vida daquela comunidade dinamarquesa, em que poucas pessoas construíam novas casas ou mobilavam as existentes. Por este Motivo, Ole Kirk começou a construir versões em miniatura dos seus produtos, que foi a inspiração para produzir brinquedos manufacturados, comercializados entre 1932 e 1960.
Em 1934, a Empresa de Brinquedos de madeira, em Crescente Expansão, adoptou o nome LEGO (Que significa brincar Bem em dinamarquês).
Em 1948, a LEGO lança (mas com pouco sucesso comercial) uma gama de tijolos coloridos denominados LEGO Mursten ou Tijolos. A novidade neste produto é que as peças podiam ser empilhadas, encaixando e desencaixando umas das outras.  Em 1949, Olé Kirk produziu brinquedos em plástico, sendo um deles um camião constituído por várias peças que tinha opção de montar e desmontar.
Foi através da participação de Olé Kirk numa Feira de Brinquedos em 1954, e de um potencial comprador estrangeiro que procurava um brinquedo que atendesse as diversas faixas etárias, estimulando a imaginação, criatividade e o desenvolvimento de crianças de todas as idades, que este conceito conseguiu integrar no mundo do comércio. O produto foi lançado em 1955 com o nome LEGO System of Play.
Apenas em 1958 o projecto do clássico "tijolo" foi desenvolvido, onde foi melhorada a capacidade de encaixe e uma maior versatilidade das peças, o que rapidamente fez disparar as vendas e tornou o sistema LEGO no brinquedo mais popular da Europa Ocidental.
Em 1960, a empresa deixou de produzir brinquedos em madeira. Em 1961, o Sistema LEGO chegou aos Estados Unidos da América, e foram introduzidas as primeiras rodas LEGO (o que permitiu montar carros, camiões e outros veículos). Foram lançados os primeiros conjuntos de brinquedos para o segmento pré-escolar.
Entre 1963 e 2004, a matéria-prima de fabrico dos blocos LEGO foi substituída por um plástico de melhor qualidade. (Peças fabricadas nesta altura ainda mantêm como suas formas e núcleos e são compatíveis com peças fabricadas quarenta anos depois). Em 1964, são introduzidos os primeiros manuais de instruções e sugestões de montagem.
Em 1969 foi lançada a linha DUPLO, um sistema com peças maiores para crianças mais pequenas. Em 1972, lançou os conjuntos de barcos e navios.
As Minifigs (com braços e pernas articulados) foram lançadas em 1978, integraram vários conjuntos e permitiam Construir Cidades detalhadas. Em 1984 passaram a integrar no reino de cavaleiros, cavalos e conjuntos de castelos. Em 1979 foi lançado o LEGO Space, com astronautas, foguetes espaciais, aeronaves, veículos lunares. Em 1989 foi Lançada a linha LEGO Pirates, com embarcações, ilhas, piratas e tesouros escondidos.
Recentemente, o grupo LEGO é uma empresa que conta com mais de dez mil funcionários e que vende os seus brinquedos intemporais em mais de cento e quarenta países. É um brinquedo popular por passar de geração em geração, e é recomendado por educadores e terapeutas (da pré-escola à Universidade). Influencia áreas como a robótica, a arte, a socialização e a exploração espacial.























Sem comentários:

Enviar um comentário