domingo, 12 de outubro de 2014

Calçada Portuguesa




Já existe calçada desde os povos tribais (como superfície que servia para execução dos rituais religiosos e de poder) e a profissão de calceteiro é uma das mais antigas. Destas as mais conhecidas são as romanas, executadas por escravos. Devido à prática de reaproveitamento da pedra para novas construções, são poucos os exemplares de calçada antiga que chegam aos dias de hoje.
A Calçada Portuguesa é considerada arte ou artesanato, é realmente portuguesa e surgiu pela mão do Rei D. Manuel I por volta do ano 1500.
As primeiras ruas calcetadas surgiram em Lisboa, mais notavelmente na Rua Nova dos Mercadores, devido às Cartas Régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500 assinadas por D. Manuel I.
A Calçada Portuguesa é uma arte que consiste no calcetamento com pedras de calcário e basalto (de formatos irregulares), de modo a formar padrões decorativos pelo contraste criado entre as pedras pretas e brancas.
O conceito da pavimentação encontra-se aliado ao valor do nacionalismo, que se expressa na busca do passado de signos, factos e mitos que se considerem marcos fundamentais da história de Portugal.
Deste modo, utilizam-se padrões tipicamente portugueses relacionados com atividades sócio-económicas: peixes, frutos, cereais, animais, artesanato e elementos sobre os Descobrimentos Marítimos (caravelas, sereias, cordas, conchas, ondas do mar, estrelas e esferas armilares).
Este tipo de calçada rapidamente se espalhou por todo o país, tendo apurado o sentido artístico, aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais.
Esta arte já ultrapassa fronteiras, sendo solicitado mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro.



























Sem comentários:

Enviar um comentário