terça-feira, 9 de setembro de 2014

2ª Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira



Entre os dias 5 e 7 de Setembro de 2014 realizou-se a 2ª Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira, a segunda maior feira realizada no Algarve.
Afinal, no que é que consiste a Dieta Mediterrânica? Ora não é um elemento cultural que consiste num conjunto de hábitos alimentares saudáveis que diminui o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e arteriosclerose, entre outras. São produtos da Dieta Mediterrânica o azeite, o sal e seus derivados, legumes, frutas, cereais refinados, peixe, lacticínios, entre outros. (Ver post http://marmitapassion.blogspot.pt/2014/01/dieta-mediterranicao-que-e.html?spref=fb)
Neste evento festejou-se a inscrição (ocorrida em Dezembro de 2013 no Azerbaijão) da Dieta Mediterrânica na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Uma das novidades desta edição da feira é a participação dos restaurantes do concelho. Entre 30 de Agosto e 7 de Setembro cada um dos participantes tem à disposição dos visitantes um menu dedicado a este tema, com preços acessíveis. O objectivo é a valorizar e promover a qualidade e diversidade da gastronomia local, incentivando a utilização dos produtos locais e da época, com o objectivo de incentivar e dinamizar a restauração do concelho de Tavira.
Outra das novidades desta edição foi a implementação de uma zona de restauração, onde estavam representados três restaurantes do Concelho de Tavira: o Restaurante o Constantino (de Santa Catarina da Fonte do Bispo); o recente O Convento, Restaurante Mediterrânico & Wine Bar (no Convento das Bernardas em Tavira) e o Restaurante Sabores da Ria.
 Na “Praça da Convivalidade”, espaço localizado no Jardim do Coreto (junto à zona da restauração) decorreram aulas e demonstrações culinárias temáticas (entre elas esteve presente o Chef Jorge Rodrigues, formador da EHTA), provas de produtos (vinhos, azeites,..)
As restantes tendas da feira foram destinadas aos artesãos e pequenos produtores da nossa região, onde tiveram a oportunidade de promover e comercializar os seus produtos relacionados com este estilo de vida.
Realizaram-se ainda, durante toda a semana, seminários e passeios temáticos assim como passeio pedestre e passeio de BTT.
Dado o sucesso relativamente à adesão que teve junto do público, para o ano de 2015 esperamos por uma 3ª Edição da Feira da Dieta Mediterrânica!




































































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário