sábado, 5 de julho de 2014

Praia do Barril no passado e no presente…



A Praia do Barril pertence ao Parque Natural da Ria Formosa, localiza-se a oeste de Santa Luzia, a sudoeste de Tavira e a Oeste da praia da Ilha de Tavira.

É um local de visita obrigatória por vários motivos, que vão desde a qualidade do ambiente, a paisagem envolvente, o próprio acesso à praia (que nada tem de vulgar), as excelentes condições de acolhimento aos turistas nas proximidades, assim como a história que a Praia do Barril nos conta.

A Praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, as suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e Verão. Durante os dias solarengos de Inverno, a Praia do Barril convida à prática de uma boa caminhada à beira-mar e de desportos ao ar livre.

A sua magnífica paisagem é constituída pela Serra do Caldeirão a Norte, o cerro de São Miguel a Noroeste; os Sapais, as salinas da Ria Formosa, as Dunas e por fim o Oceano Atlântico.

Para ir até à Praia do Barril, existem duas opções: ou se apanha o comboio, ou segue-se pelo caminho pedonal, num total de cerca de 3Km. Até chegar a um destes meios, há que atravessar a Ria Formosa através de uma ponte.

O pequeno comboio disponível com mais regularidade na época balnear, atravessa a linha rodoviária do tipo Decauville, com cerca de 1Km de extensão em via estreita de 60cm de bitola. Durante a curta viagem por entre o Sapal da Ria formosa, pode observar o pinhal e as dunas. Esta linha servia, em outros tempos, a antiga armação de pesca do atum localizada na Praia do Barril.

A praia encontra-se dotada dos habituais apoios de praia: concessões, restaurantes e bares, vigilância e um centro náutico. Para dormir, pode sempre ficar no empreendimento turístico Pedras d’El Rei, junto à praia, e com uma grande diversidade de ofertas.

N’outros tempos (entre 1841 e 1966), de Abril a Setembro, neste arraial viviam cerca de 80 pescadores com as suas famílias, em pequenas e humildes casas onde faltava a electricidade e a água corrente. Apenas se partilhava de sol a sol o amor e a fraternidade.

 

“Na Armação do Barril (ou Três Irmãos), a migração do atum em direcção ao Mediterrâneo (atum de direito) e de volta ao Atlântico (atum de Revés) determinavam cada ano o resultado incerto desta árdua faina.

Actualmente, visita-se um cemitério de Âncoras, utilizadas na antiga armação e as pequenas casas que serviam de habitação aos pescadores transformadas actualmente em lojas, restaurantes e apoios de praia e ainda os poços que forneciam a água a quem ali residia.”

 
































Sem comentários:

Enviar um comentário