domingo, 27 de abril de 2014

48ª Edição do WRC Rally de Portugal 2014



Entre 3 e 6 de Abril de 2014, aconteceu mais a 48ª edição do Rally de Portugal, organizado pelo Automóvel Clube de Portugal.
Estiveram inscritos mais de 80 carros, 15 dos quais do Campeonato do Mundo e Rallys (WRC), além dos principais pilotos portugueses: Pedro Meireles, Bernardo Sousa, Rui Madeira e o campeão nacional Ricardo Moura.
O primeiro arranque oficial da prova deu-se nos Jardins do Casino Estoril, com o objectivo de homenagear as históricas partidas do Rally Internacional TAP na década de 1970. Depois, começa a disputa dos primeiros quilómetros competitivos em Lisboa, num traçado da Praça do Império em Belém.
Os dois últimos dias foram disputados em troços de terra do Algarve e Baixo Alentejo, num total de 336 quilómetros cronometrados nas localidades de Silves, Ourique, Almodôvar, Santa Clara, Santana da Serra, Malhão, Loulé e São Brás de Alportel.
Sebastián Ogier foi o grande vencedor da prova (Wolkswagen Pólo WRC), e pela quarta vez na sua carreira. Obteve ainda os três pontos extra da Power Stage, somando um total de 28 pontos, o máximo possível numa prova do Mundial.
O finlandês Mikko Hirvonen terminou a prova no segundo posto. No terceiro lugar ficou o norueguês Mads Ostberg, em quarto ficou Andreas Mikkelsen e Henning Solberg terminou a prova em quinto lugar.
Entre os portugueses, Bernardo Sousa foi sempre o melhor, depois Rui Madeira e João Barros (segundo e terceiro, respectivamente).
Já com 48 edições, este evento remonta a 1967 com o Rally TAP. Apenas 8 anos depois, passou a ter a actual denominação e a ser organizado pelo ACP.
Ao longo da sua história, o Rally TAP, e mais tarde o Rally de Portugal, teve tanto sucesso a nível Mundial que foi considerado por cinco vezes o melhor rally do Mundo. Desde a primeira data, realiza-se anualmente, sendo que em 1973 a prova foi incluída no Campeonato do Mundo.










































Esta fotoreportagem contou com a colaboração de Sandra Gonçalves, que gentilmente cedeu algumas fotos de sua autoria...

Sem comentários:

Enviar um comentário