sábado, 23 de novembro de 2013

Farol de Vila Real de Santo António



Localiza-se em VRSA, junto ao Rio Guadiana. Constava no Plano Geral de Alumiamento e Balizagem da Costa Marítima Portuguesa de 1866, como um farol de 2ª ordem. Foram os Eng.ºs D. Ricardo Peyroteu e Domingos Tasso de Figueiredo que, em 1884, determinaram a altura do ponto luminoso sobre o terreno.
Após vários estudos para a construção do Farol, prevaleceu o projecto do Eng-º José Joaquim Peres, o qual empregava cimento armado, tornando a construção mais leve e as fundações mais baratas. A autorização para a construção foi dada em 1916 e em 20 de Janeiro de 1923 começou a funcionar.

A torre circular, de cimento armado, de cor branca e com listas horizontais escuras, possui 40 m de altura; a luz era obtida por incandescência de vapor a petróleo e tinha um alcance de 33m.
Ainda hoje possui o equipamento óptico lenticular da Fresnel de terceira ordem com 500mm de distância focal original. Em 1927 é electrificado com motores geradores e em 1947 é ligado à rede pública de electricidade (a máquina da relojoaria que suportava o movimento óptico do aparelho foi substituída por motores eléctricos e a lâmpada por uma de 3000W).
Em 1960, os dínamos foram substituídos por alternadores e foi instalado um elevador de acesso à torre. Em 1983 a lâmpada é substituída por uma de 1000W. Em 1989, o farol é automatizado.
Dispõe ainda de dois pisos para habitação dos faroleiros, depósito de material e outros afins.


Construção do Farol
Construção do Farol, já com o edifício principal quase construído

Construção e pintura do Farol
O Antes... tudo à volta era areia!
O Depois...com a avenida construída!



Sem comentários:

Enviar um comentário