quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Visita à Olaria Moncarapachense

Por ser uma arte que me fascina, para além de estar em vias de extinção devido à população não lhe dar o devido valor, decidi visitar os bastidores da Olaria Moncarapachense, na qual fui muito bem recebido pelos seus proprietários, que logo se disponibilizaram para me fazer uma visita guiada.
A Olaria Moncarapachense foi fundada em 1953 pelo Oleiro João de Deus Eugénio (que por sua vez já conheceu os seus avô, pai e irmãos a trabalhar na arte do barro). Este também conseguiu incutir (e muito bem, como vão ter oportunidade de ver) esta paixão aos seus filhos, que mantêm os valores tradicionais e artesanais da arte da olaria.
Na sua fundação, era uma pequena olaria, dedicada apenas a loiça de água, cântaros, enfusas, …ou seja, utensílios mais usados na época. Mais tarde começaram a fazer chaminés algarvias (como ainda fazem hoje em dia) e tubos de manilhas para as canalizações de águas da época (com o auxílio de novas maquinarias).
Em 1971, o Oleiro João de Deus viu-se obrigado a emigrar para França, para suportar os tempos difíceis. Aqui, teve oportunidade de trabalhar numa Olaria, na qual lhe deram oportunidade de aprender novas técnicas e formas de trabalho, assim como outros métodos de tratamento de matéria-prima e trabalhar com fornos de altas temperaturas mais modernos.
Em 1978, já com melhores condições de vida, voltou para Portugal, reactivou a sua Olaria e fez renascer o seu negócio com a ajuda dos conhecimentos que adquiriu na França. Nesta altura, os seus filhos juntaram-se a ele no fabrico e foi então que começou a produzir todo o tipo de peças.
Hoje em dia, encontra-se todo o tipo de peças nesta Olaria (desde as tradicionais às vidradas e decoradas à mão, de todos os tamanhos e numa infinidade de modelos).
Deixo aqui belas fotografias de alguns dos infinitos artigos vendidos nesta fábrica, e que vale a pena visitar. A escolha é vasta, o que deixa o visitante com a difícil tarefa de tomar a decisão de escolher… Também se fazem todo o tipo de peças personalizadas, incluindo painéis em azulejo (da dimensão que deseja e 100% ao seu gosto), criadas pelo filho do Sr. João Deus Eugénio, oleiro de serviço.
Visite este Mundo!
A Olaria Moncarapachense encontra-se na Rua do Carmo, 14, Moncarapacho. Se por acaso não os conseguir localizar, ou se pretender marcar alguma visita, ligue para o 289792128, ou por e-mail: olaria.moncarapachense@gmail.com.

Pode ainda visitar o website http://olariamoncarapachense.com/



Como se molda uma peça em barro?
Manilha das antigas...fabricada nesta olaria há muitos anos



Técnicas de pintura de peças
Vidragem de peças
Cozedura e vidrado das peças









Sem comentários:

Enviar um comentário